segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TOEFL, tips and traps

Semana passada fiz a prova do TOEFL, na verdade ela não é muito difícil e não tem pegadinhas como dizem por aí, das palavras terminadas em -ed e -ing ou coisas do gênero, as perguntas exigem apenas que você tenha entendido o texto, mas os textos não são nem um pouco fáceis de ler, são todos extensos e o tempo disponível nem sempre é o suficiente (pelo menos para mim não foi, mas eu acho que sou um pouco lento para ler mesmo ;) ou melhor o tempo é muito curto, como já tinha lido sobre isso antes, eu nem perdi meu tempo lendo os textos eu fui direto nas perguntas e então procurava a passagem no texto e respondia caso contrário duvido que dê tempo de responder.
O lado bom do teste do TOEFL que inicia pelo reading, pois é muito tempo de leitura e concentração nas perguntas. Entre um texto e outro tive que parar um tempinho, pois os olhos cansam...
Depois vem o listening, uma coisa que eu não gostei é que nas perguntas o narrador fala MUITO claro, mas quando é o diálogo para responder as perguntas que vem logo após, o som já não é tão claro assim, eu sou meio surdo, por padrão, em inglês com o audio "piorado" do diálogos ajudou ainda mais para minha nota horrível ;)
Outra coisa MUITO ruim do listening é que não tem como trocar a resposta de uma questão já respondida.
Depois do intervalo, vem a parte pior... speaking.
Como todos iniciam juntos o teste e passam pelas mesmas etapas, no speaking vira um enrosco só... No centro que eu fiz em São José - SC, na sala de testes todos ficam próximo e em forma de círculo uns de frente para os outros eu não achei muito legal isso pois eu não me senti confortável para falar (não que fosse melhorar a minha performance se eu estivesse sozinho) e fica difícil de se concentrar nas perguntas, o tempo disponível para pensar o que responder é muito pouco, e para responder parece uma eternidade hehe.
Em algum lugar eu li que era bom ficar atrasado e escutar o que os outros falam para usar como resposta, acho que isso não funciona mais, pelo que escutei não pareceu nada com o teste que eu tinha.
A última parte do teste do TOEFL é o writing, são apenas duas perguntas, uma com um texto nada pequeno seguido de um listening também grande, e então tu tem que fazer um texto respondendo/defendendo o listening e/ou o texto 150 palavras pelo menos.
O segundo texto já é mais complicadinho (pelo tempo), tem que ter pelo menos 300 palavras, eles fornecem um assunto e você tem que fazer um "ensaio" (essay), o meu era para dizer o que eu achava sobre tal assunto (quando você vai fazer o check-in, tem que assinar um termo de compromisso que não vai nem comentar sobre a prova com outra pessoa).
Aqui um dos problemas é o tempo (sim eu sei que sou lento para pensar...), meu texto ficou muito simples, minha pontuação ficou bem baixa, aqui o bom é usar palavras difíceis é nessa parte que eles vão ver se tu sabe um pouco de gramática ou não...
O legal que no resultado eles dizem mais ou menos no que tu errou e como foi o desempenho não é apenas a pontuação final e deu...
Bom, eu gastei quase R$ 700 e não consegui tirar a pontuação que precisava (80), mas foi legal (e cansativo, caxias - floripa é uma BOA viagem..., comprovei que sou surdo em inglês, mas me impressionei que meu speaking é melhor que meu writing (não sei como mas tudo bem...).


Nenhum comentário:

Postar um comentário